Veja Como funciona o plano de saúde empresarial
Na realidade, o plano de saúde PME porte I (empresarial, ou plano de saúde para empresa) nada mais é do que uma versão adequada dos planos originais, com foco nos pequenos empreendedores. O plano é voltado para empresas de pequeno porte e que possuem um número baixo de empregados.Na maioria dos casos, as operadoras de saúde oferecem planos para pequenas empresas a partir de 2 (duas) vidas.
Para o caso de empresa individual (ME ou EPP) ou MEI (microempreendedor Individual) torna-se ainda mais vantajoso do que ter um plano pessoa física. Além disso, em alguns casos de acordo com o plano, é possível – de maneira legal – incluir familiares no plano PME, pois não existe nenhuma restrição em usar o CNPJ da empresa para membros da família, como filhos, pai e mãe, por exemplo.
Hoje em dia, grande parte das contratações feitas em nome de uma pessoa jurídica são justamente para este público ou para aqueles que têm até três empregados. Outro ponto importante é que, em muitos casos, as regras para inclusão são mais flexíveis e podem ser negociadas com as operadoras. Além disso, para Pequenas e Micro Empresas, os valores costumam ser menores.
Veja Como contratar um plano de saúde pessoa jurídica
Em via de regra, pouco muda de uma operadora para outra, mas é importante ficar atento aos valores, coberturas, carências e tudo mais que envolve o plano de saúde.
No caso dos MEIs ou das empresas individuais, como sabemos, é permitido operar com apenas um empregado registrado, o que não se enquadraria na exigência de no mínimo duas vidas, uma das exigências das operadoras de plano de saúde. Com isso, estes tipos de empresa – sob regime do Simples Nacional acabam se organizando com familiares no plano.